"Interior", "Biofonia Emergente" e "Antropofonia Social", são aos três andamentos que constituem o projecto “Retratos Sonoros - Memória Sonográfica de um Ser Humano” (ver > Projects).
Interior 3’50’’
Interior é o primeiro andamento da estrutura que sustenta este Retrato Sonoro, e corresponde à camada sonora composta pelos sons que ouvimos quando estamos dentro de um corpo humano: a pulsação, a respiração, a mastigação, a digestão, o movimento dos músculos e órgãos responsáveis pela vitalidade do organismo humano.
Este andamento pode ser ouvido, preferencialmente com headphones, no video em baixo:
Biofonia Emergente 6’26’’
Biofonia Emergente corresponde ao ponto de escuta de um ser minúsculo que se desloca na superfície da pele de um corpo humano. Neste andamento, o corpo humano é encarado como um planeta, o habitat desse ser minúsculo, e a pele a sua superfície. A “Biofonia”, segundo Bernie Krause (um dos fundadores da Soundscape Ecology), refere-se às assinaturas acústicas coletivas geradas por todos os organismos produtores de som num determinado habitat num momento específico. Tendo em conta esta referência, e também a análise de Murray Schafer sobre a paisagem natural, descrita no seu livro A Afinação do Mundo (1997), os sons da paisagem do corpo humano foram analisados e organizados segundo características físicas (acústica) que se associam à água, ao vento, e à terra, para então compor a “biofonia” que habita a sua natureza.
Biofonia Emergente é composto por três secções – Vozes do Mar, Vozes do Vento e Terra Miraculosa – e pode ser ouvido, preferencialmente com headphones, no vídeo em baixo:
Antropofonia Social 3’45’’
Antropofonia Social é o terceiro andamento de Retratos Sonoros - Memória Sonográfica de um Ser Humano correspondendo ao ponto de escuta exterior ao corpo. Representa o ambiente social e colectivo de um corpo humano, que se estende na amalgama de seres humanos que da comunidade a que este corpo pertence, condicionando-o, e simultaneamente, sendo condicionados por ele. Antropofonia Social, consiste numa composição de sons dos vários ambientes sociais que circundam a vivência deste corpo humano, e que têm consequências (eco) nas outras camadas da sua estrutura. Os sons misturados, gravados em 2019, reflectem no presente um pouco das heranças culturais que continuam a fazer parte dos dias actuais desta comunidade, e a influenciar a constituição de cada corpo que lhe pertence.
Antropofonia Social pode ser ouvido, preferencialmente com headphones, no vídeo que se segue: