Vídeo Antropofonia I: “Tuning the layers of a human body’s existence”, um projecto em curso ("work in progress"), consiste na construção de um vídeo performático que questiona a importância do desenvolvimento da tecnologia na alteração da nossa perceção do mundo em redor, e, em particular, da noção: "corpo (humano) expandido". Assim, os gravadores e câmaras de filmar utilizados/as encarnarnam uma atitude analítica e exploratória face a um corpo que se move no seu quotidiano, cooperando e participando de um modo “orgânico e performativo” na construção do vídeo.
O material gravado, é interpretado através das práticas de Soundscape Composition e de experimentação em vídeo, e são formuladas hipóteses, partindo do princípio que o corpo humano se expande para além do seu contorno ou figura aparente, e que é através do som que este facto se torna percetível.
Deste modo, para melhor transmitir a noção "corpo (humano) expandido" explorada no vídeo, são evidênciadas as múltiplas camadas sonoras deste corpo, organizadas a partir de uma estrutura inicialmente definida: biofonia interior, biofonia emergente e antropofonia social.
Com este trabalho, pretende-se assim, evidenciar a pertinência do 'som' e da 'escuta' como formas de apreender novas imagens, noções ou conceitos; evidenciar a importância da exploração das relações entre o corpo e os dispositivos tecnológicos de captação de imagem e som para a ampliar o potencial dos nossos sistemas perceptivos, e finalmente, fazer uma reflexão crítica sobre as possibilidades performativas dos dispositivos tecnológicos na criação artística.
Em baixo, algumas fotografias do processo de captação de imagens com recurso à utilização de diferentes tipos de câmaras de filmar e engenhos DIY:

Em baixo, algumas fotografias do processo de captação de som com recurso à experimentação de diferentes microfones:

Link para ver um trecho do vídeo (work in progress) em: